2 de março de 2015

Porra, Zé.


                                                Foto: Luiz Moreno

Porra Zé. Essa vidinha, vou te contar viu. Tá uma porra mesmo. Não falo que tá totalmente boa do jeito que eu quero que esteja mas também não tá tão ruim assim. Olha Zé, já chorei tanto, já fiz esse coração doer tanto. Já perdi amores, já conquistei amores. Já fiz algumas pessoas sofrerem um pouco, ou até demais. Mas nunca foi de propósito Zé, nunca. Fazia de tudo para que não deixasse ninguém sofrendo, mas quando isso acontecia, era triste. Nunca feri alguém de propósito, quando percebo que estou ferindo, fico completamente chateado. E vem muitas preocupações. Também já fui ferido, até demais. Mas o que há de fazer? Nada. Temos só que caminhar. Mas cê sabe Zé, é a vida. Quem tem culpa? Ninguém. Não adianta culpar você mesmo e nem o teu coração. Coração é burro, tu sabes. Mas só é ruim mesmo quando ele faz as escolhas erradas. Porque quando ele acerta em cheio e escolhe a pessoa certa, é uma delícia. Não é verdade? 

Mas é isso Zé: hoje é dor, amanhã é felicidade. Hoje a gente perde, é passado pra trás, chora, sofre, dói bastante. Mas passa Zé. É uma forma da gente aprender a lidar com os erros e que daqui pra frente ter aquela certeza de que iremos fazer tudo certo. Se é que existe um jeito certo?! Eu sempre falo que nunca mais vou me apaixonar, que nunca mais vou amar, que nunca mais vou chorar por alguém, mas é tudo mentira Zé, tudo. Porque, hoje ou amanhã, ou qualquer dia do mês, há de aparecer alguém, que vai me fazer sentir outra pessoa e vai me fazer sentir tudo de novo. Tudo aquilo que a gente chama de gostar. Ai eu vou gostar, vou me apegar, e vou me apaixonar. E já era. E tu sabes Zé, se apaixonar é começar aquele inferno tudo de novo. Se apaixonar é perdição. É um cu largo. Mas agora Zé, tô que tô uma beleza. Tô que nem pedra. Puro concreto. Procurando não me envolver e só curtir. Curtir. Sabe Zé? uma pegada ali, outra pegada aqui. Outra ali em baixo, outra aqui em cima. Mas de leve. Nada de se apegar. 

Na terça-feira não vi o senhor Zé, por onde andou? Ou será que foi tu que me viu chegando às 7h00 da manhã em casa fazendo aquele barulho ao abrir aquele maldito portão. É... é Balada, Zé. E tenho que te contar tudo. Adivinha quem estava por lá? Ela mesmo. Aquela que eu ''pegava'' Zé. Já até comentei contigo pô. A Gabi? Não, a Gabi não, ela se foi e me deixou. Ela sumiu Zé. Muito menos a Lari. Lari é só amiga agora. Depois te ter me dado um fora, quis virar amiga. Tem como, Zé? Desde quando o amor aceita virar amizade? O amor é orgulhoso demais Zé, não aceita ser amigo de quem o fez pulsar não. E também não é a Carol, eu te falava muito dela, mas ela era só na marugada. Quando não tínhamos nada à fazer, era só ela ligar ou eu ligar, e a gente dava um jeito na hora. Não, a Thayná não. Thayná tem namorado. Sim, é essa que você tá pensando! A que sempre me visitava de manhã e ia embora à tarde. Acertou. Essa mesmo. Fala baixo, é segredo. Então Zé, encontrei ela numa balada aqui do bairro mesmo. Bebemos demais Zé, ela passou dos limites. Fui levar ela na casa dela, chegando lá, tinha ninguém e o portão estava trancado. Ela disse que queria ir pra minha casa e dormir comigo. Pô Zé, eu mulherengo que sou, acha que eu fiz o quê? Trouxe pra cá né. Tu sabe, prá quem tá se afogando, jacaré é tronco. Depois daquela noite, acordei de manhã bem exausto. E ela ainda queria mais. Vê se pode?! A garota tava com fogo Zé, apaguei rapidinho. Tu não viu ela indo embora não né? Então somos dois. Mas vou te confessar: é bom quando vão sem dar trabalho Zé. Se eu paguei? Que isso Zézim, tá ficando biruta? Ela não era namorada de aluguel não. 

Mas tô só me divertindo Zé. Tô só aproveitando o que tem de bom nesta vida. Não é isso que nossos pais e amigos mandam fazer? ''Vai se divertir menino. Tu é novo. Tu é bonito. Vai fazer amor por aí.'' Então, é o que estou fazendo. Porque, quando a gente reclama demais, chora demais e escreve um monte de besteiras profundas. Quando a gente se apaixona e enche demais os amigos e os nossos pais com tanta melação, eles não mandam a gente se divertir por aí? Então Zé, tô só me divertindo. Tô obedecendo todo mundo. Não é isso que todo mundo acha divertido na nossa idade? Beber demais. Dançar demais. Fazer sexo demais. Ser sempre jovem e não sentir porra nenhuma?!

Olha Zézim, no começo de tudo doeu ficar sem sentir nada. Mas eu consegui. Hoje eu não sinto nada. Estou careta. Umas vão, deixam até marcas. Outras veem, não deixam nem o telefone. No dia seguinte acordo cedo, tomo um banho por dentro, passo um café pra mamãe, deito na rede esticada na varanda, leio um livrozinho e olha: nada. Nadinha mesmo. Nem pena de mim eu consigo sentir. Meu amor era lindo Zé, te juro. Mas ninguém sabia valorizar Zé, ninguém acolhia ele. Todo mundo só maltratava o bichinho. Ninguém mais vai abusar do meu coração, pelo simples fato de que eu não tenho coração nenhum. Já era, Zé. Essa parada de ser bonzinho eu vou parar. É isso que o povo fala que é ser esperto? Pô, parabéns pra mim. Mas escuta bem Zézim, hoje é sábado. Hoje tem futebol, depois churrasco e à noite balada. Hoje tem comemoração de sei lá o quê. Hoje tem que ter um pouco de sacanagem. Tem bebida e muita música. Tu não vai ficar chateado comigo não né, Zé? Eu sei que você fica emputecido com tudo isso. Me liga e só escuta. Mas eu não tô nem aí. 

São muitos nomes né, Zé? É tantos nomes que às vezes até eu me confundo. Ex é foda Zé. Só serve pra foder com a gente mesmo. Se dá saudade, a gente liga. Se não dá saudade, é porque tem outra no esquema. Ex não serve pra nada, há não ser pra passar o tempo, ou perder. Se ex fosse bom, não seria ex e sim atual. Não é Zé? Tu sabe Zézim, ex é igual ver um filme que você já assistiu. Dá até pra passar um tempo, mas você já sabe como irá terminá-lo. Eu vejo alguns amigos se encontrando com suas ex, e do nada sente aquela saudade sabe? porque foi bom quando estavam juntos. Ou sente raiva, porque a pessoa tá mais bonitinha. Ou sente ódio, porque tá bonita e com outra pessoa ao lado. Ou sente felicidade Zé, porque ficou mais feia do que antigamente. E sentem tantas essas coisas aí. De bom ou de ruim. Agora eu Zé, simplesmente quando vejo ex minha caminhando na rua, não sinto porra nenhuma. Pode tá gostosa, ou com outro bonitão. Pode tá mais feia do que antes, ou com um cara mais feio que eu. Não sinto nadinha. Só me passa pela cabeça: ''Ah, já peguei''. Mas é isso Zé, não venha me culpar não. Eu tô só obedecendo todo mundo. Tô curtindo. E você Zé, que fica esperando por aquela pessoa perfeita, quando encontrar me avise.

Abraço Zé, do seu caro amigo, galanteador, Fernando. 

Fernando Oliveira.